Publicações

Sistema de Relações de Trabalho

Livro “Sistema de Relações de Trabalho”

A publicação “Sistema de relações de trabalho: Experiências internacionais e o caso brasileiro” foi elaborada a partir de uma série de encontros internacionais sobre o Sistema de Relações de Trabalho, promovidos pela FES e pelo Instituto Lavoro.

Para o documento, foram selecionadas as experiências da Espanha, México, Alemanha e Itália e cada uma delas foi apresentada, respectivamente, pelos seguintes especialistas: Antonio Baylos, doutor em direito pela Universidade Complutense de Madrid e professor de direito do trabalho e seguridade social na Universidade de Castilla La Mancha; Margarita Darlene Rojas Olvera, licenciada em direito pela Universidade Autônoma do México, responsável do Registro de Contratos Coletivos do Centro Federal de Conciliação e Registro Laboral (CFCRL) e presidenta da Junta Local de Conciliação e Arbitragem da Cidade do México (2013-2020); Wolfgang Schröder, cientista político e chefe de departamento na Universidade de Kassel; e Federico Martelloni, professor associado de direito do trabalho na Universidade de Bolonha.

Livro “Sindicato entre a permanência e a mudança”

“Reforma Trabalhista”, crise econômica e sanitária, redução de direitos. Como o sindicalismo internacional vem respondendo a essas questões e reduzindo as perdas? As negociações coletivas têm se mantido e conseguido acompanhar o processo? Que impactos sofreram os sindicatos?
Com vistas a debater esses temas e possibilitar um intercâmbio de informações sobre a situação atual do sindicalismo, foi realizado o Ciclo de Debates “Sindicato: entre a permanência e a mudança”, de forma on-line, durante os meses de agosto e setembro de 2021, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert Brasil. Este livro é um dos resultados desse intercâmbio e aqui são apresentados textos dos convidados e convidadas que participaram das atividades, especialistas e sindicalistas da Argentina, Chile, México, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Itália e Brasil.

Livro “Cuidadania”

A publicação é a materialização do projeto Cuidadania, que começou como um espaço de aquilombamento das mulheres da LBS Advogados.

O livro foi escrito por várias mãos, de amigos e amigas, que constroem coletivamente o igual no diferente.